Cambio: €

Miño y Gran Oporto

No litoral norte do país, está situada esta região com uma densa vegetação e uma profunda riqueza histórica. Foi aqui que o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, nasceu no início do século XII, estendendo, então, o reino para sul, naquilo que foi considerado como um dos grandes feitos heróicos da reconquista cristã.

A herança de um passado distante vê-se por todo o lado. Aloje-se num dos excelentes solares e mansões com brasões e desfrute da tradição aristocrata de hospitalidade. Além da sua arte irrepreensível, também poderá desfrutar de uma vasta gastronomia, de leves e acídulos vinhos (vinhos verdes), de bons vinhos e de uma grande variedade de artesanato que mistura o brilho da filigrana com a cor dos bordados da região.

A auto estrada mais longa do país (a A1, de Lisboa ao Porto) tem ligação a Braga (A3), no coração da Costa Verde. Se seguir ao longo da costa pela estrada que liga Vila do Conde a Valença, terá oportunidade de ver lindas praias, estâncias à beira mar e vilas encantadoras como Caminha e Vila Nova da Cerveira. Uma vez lá, vale a pena visitar o Parque Nacional da Peneda - Gerês. Ao longo de toda a região, os rios, as quedas de água, as vinhas e os terrenos férteis contrastam com os monumentos ancestrais dos centros urbanos.

O Porto, a capital da região norte do país, com o seu aeroporto internacional, oferece os encantos de uma cidade à beira rio, visto que está esplendidamente bem situada na foz do rio Douro, de onde os barcos partem para navegar ao longo deste lindo rio.
A cidade à beira rio de Viana do Castelo, a cidade eclesiástica de Braga e a cidade medieval de Guimarães são outros exemplos de uma feliz aliança entre a herança popular e a elegância cosmopolita.

Na zona mais a norte e interior do país, servida por estradas modernas, o solo da região é a pedra: o granito dos templos e das herdades, as montanhas rochosas e a força de um povo que tem mantido as suas danças e cantares (com uma forte influência celta), as suas festas e procissões que combinam a herança pagã com os rituais cristãos de à séculos atrás.